domingo, 2 de setembro de 2007

Relacionamentos: um processo de auto-transformação

Vejo os relacionamentos como importantes ferramentas de auto-conhecimento e auto-transformação. Geralmente nos relacionamos com pessoas que possuem qualidades que estamos buscando no momento. Se um homem está buscando desenvolver seu lado espiritual, por exemplo, pode se apaixonar por uma mulher mística. Se uma mulher está buscando viver intensamente e experimentar coisas diferentes, pode se apaixonar por alguém que use drogas.

Isso acontece porque, num relacionamento, aprendemos a enxergar o mundo através de outros olhos, outros pontos de vista. Aprendemos sobre outras maneiras de pensar que vão nos influenciar e nos transformar profundamente.

É por isso que cada parceiro que tivemos no passado deixou uma marca profunda em nós. São uma parte de quem somos hoje.

Os relacionamentos também são instrumento de auto-conhecimento porque, ao conviver com o outro, aprendemos sobre nossas necessidades e nossa maneira de nos colocarmos no mundo.

É claro que essa análise costuma acontecer com o término do namoro. Não aconselho que ninguém se envolva com outra pessoa para fins tão individualistas. Quando estamos apaixonados sempre queremos que isso seja algo duradouro. Que aquela pessoa seja seu companheiro de vida. Porém, quando o namoro não dá certo, devemos olhar para trás e perceber o quanto nos transformamos e crescemos com aquilo. Por pior que tenha sido.

Nenhum comentário: