domingo, 2 de setembro de 2007

O que é o Amor???

Existem diferentes tipos de relacionamentos. Existem aqueles em que há paixão, vontade de ficar junto todo o tempo, admiração, mas ao mesmo tempo insegurança, auto-cobranças, diferenças e incertezas. Existem também aqueles relacionamentos nos quais os parceiros se conhecem em todas as suas capacidades e limitações e no qual há segurança, apesar de não haver tanta admiração.

O segundo tipo de relacionamento é muito mais raro. Nele, você sabe que a pessoa estará sempre ao seu lado, durante suas crises e inseguranças. Mas muitas vezes isso faz com que você enxergue a pessoa como alguém da sua família. A segurança pode tirar a empolgação da conquista e fazer com que o casal se acomode e, eventualmente, sua paixão morra.

Existem, é claro, aqueles relacionamentos leves, tranqüilos, fundamentados basicamente no sexo. Geralmente existe carinho, mas não o suficiente para gerar cobranças ou o desejo de se ir mais longe. E, dessa forma, cada um pode ser si mesmo em sua plenitude e buscar seus sonhos individuais, podendo sempre contar com o outro nos momentos de solidão e angústia.

Qual deles será o Amor verdadeiro?

Nós estamos sempre esperando o verdadeiro amor como se existisse alguém que se encaixasse em todas as nossas expectativas, e com quem certamente seremos felizes para sempre. Mas começo a me perguntar agora se Amor não é simplesmente uma questão de escolha. Duas pessoas que escolhem se amar e se comprometem um ao outro.

Antigamente muitos casamentos eram arranjados e não havia a possibilidade de divórcio. Dessa forma, as pessoas eram forçadas a fazer com que aquilo desse certo. Eram forçadas a ter um comprometimento. E assim muitos casamentos foram felizes e duradouros.

A palavra chave é essa... comprometimento. Se comprometer a superar as crises juntos, a crescer juntos, a viver juntos... Nos tempos atuais, em que tudo é descartável, em que o individualismo e o sucesso financeiro são exaltados, os relacionamentos também se tornaram descartáveis. Não há comprometimento algum. Quando surge alguma dificuldade no relacionamento é muito mais fácil terminar e procurar alguém novo, que te faça sentir bem.

Por isso ainda acredito no casamento. Ele é uma forma de duas pessoas assumirem um compromisso. É claro que isso não é nada fácil, mas com certeza é recompensador. Um casamento ou um relacionamento estável precisa de esforço, precisa de energia, de dedicação de querer fazer dar certo. Mas acredito que somos muito mais livres quando estamos com alguém com o qual podemos ser nós mesmos. Com o qual podemos errar e com o qual podemos aprender.

Todas as mulheres passam por momentos de crise e insegurança. Todas. E são nesses momentos que elas mais precisam de apoio. Se um homem não consegue estar presente em sua vida nesse momento, se ele não consegue oferecer o apoio que ela necessita (por mais terrível que a deusa Kali possa parecer), ele perde a chance de receber toda a recompensa que teria. Toda a bênção e toda a maravilha que só uma mulher cheia de amor e segurança pode oferecer.


2 comentários:

Érica França disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Érica França disse...

O querer fazer dar certo... só depende do compromentimento, da sinceridade e muito da vontade de querer que de certo de ambos, um relacionamento é composto de 2 pessoas que estão dispostas a fazer valer a pena!!!!