domingo, 2 de setembro de 2007

Deusas

Segundo a tradição tântrica, as mulheres contêm aspectos das quatro deusas: Parvati, Durga, Uma e Kali. Mas geralmente cada mulher incorpora melhor uma das deusas. A Parvati é aquela que se doa a seu marido, que lhe é fiel e todo o tempo só pensa em agradar seu homem. A Durga é a mãe e a que domina a matéria, aquela que cuida da família e que organiza a vida material desta. Uma é aquela que se doa a Deus e, consequentemente, a toda a humanidade. Ela nunca será de um homem completamente, ela se enfeita e se embeleza para todos, para enfeitar a vida aqui na Terra. Já Kali é a deusa terrível, dominadora, aquela que ama e que castiga e, assim, elimina o ego.

Todas as deusas, porém, existem dentro de nós, mulheres. Quem nunca demonstrou seu lado Kali numa crise de nervosismo e viu seu amado sair correndo ou ficar mais nervoso ainda? Os homens têm medo de Kali e tendem a fugir dela. Só não percebem que, quando fazem isso, só estão evocando Kali mais e mais.

O aspecto Kali de cada mulher precisa ser ouvido e aceito. A mulher precisa se sentir aceita em toda sua integridade e complexidade. Nos momentos em que estão belas e também nos momentos de crise, de revolta, de insegurança, de nervosismo. Já fomos reprimidas por mais de 2000 anos. Só assim encontraremos nosso equilíbrio. E só assim o homem crescerá com o relacionamento e crescerá como pessoa, como ser espiritual. Pois Kali está na mulher assim como está na natureza. E só compreendendo-a e aceitando-a o ser humano se tornará mais completo.

Imagem:
O sábio Deus Shiva serenamente aceita, escuta e cresce com sua consorte Kali.

Agradeço a Ronald Funchs, mestre de Tantra, pelos ensinamentos.



Nenhum comentário: